Pages Navigation Menu

Carta aos Consagrados 2014 – Geração Totus Tuus!

Print Friendly

Carta aos Consagrados 2014

- Geração Totus Tuus! -

Venha a nós o Reino de Jesus Cristo, por meio do Reino de Maria!

Após realizarmos quatro Campanhas Nacionais de Consagrações à Virgem Maria, através do método proposto por São Luis Maria Montfort, o número das Consagrações cresce ano após ano, aos milhares. Sabendo muito bem que nossa preocupação não é com o número de Consagrações, mas com a santidade que brota na vida daqueles que vivem a Consagração que fizeram, alegramo-nos por a Mãe de Deus ser mais conhecida e amada, e por meio Dela, Jesus Cristo, a própria Hóstia Consagrada (TVD n.48).

No ano passado, tivemos a Jornada Mundial da Juventude, com a visita do Papa Francisco ao Brasil. Nela, nós pudemos perceber o quanto a Consagração tem se propagado especialmente entre os jovens. A JMJ foi inspiração do próprio Beato João Paulo II, que se consagrou totalmente à Virgem Maria pelo método de São Luis, com o lema Totus Tuus, que significa “Todo Teu” (Todo de Maria).

Foi uma espera de anos, mas finalmente chegou o grande momento em que o João Paulo II será elevado à glória dos altares. Será canonizado juntamente com João XXIII, o Papa que convocou o Concílio Vaticano II e rezou pela renovação espiritual do Povo de Deus. A canonização de ambos será dia 27 de abril, providencialmente, véspera da Memória de São Luis Maria Montfort, talvez um sinal da ligação entre estes santos.

Recebemos, agora, toda esta herança de João Paulo II, que testemunhou a sua entrega a Cristo, por meio da Virgem Maria, denunciando aquilo que ele chamou de “cultura da morte” e do pecado, apresentando ao mundo a Teologia do Corpo.

Nós fazemos parte desta geração que, como João Paulo II, quer viver o “Totus Tuus”, seguindo o seu exemplo de Consagração Total. Somos desta geração formada por ele, e gerada pela Virgem Mãe. É a Geração Totus Tuus,

Temos agora, portanto, um momento de graça, para, a exemplo de João Paulo II, vivermos e propagarmos a Consagração, principalmente entre os jovens, que tanto João Paulo II buscou, e assim, continuar formando a Geração Totus Tuus. É da juventude que sairão as vocações ao Sacerdócio, à Vida Consagrada, à Vida Missionária e aos Matrimônios santos que geram filhos santos para Deus!

Algumas questões práticas:

  • DATA DE CONCLUSÃO DA V CAMPANHA NACIONAL: A data da conclusão da V Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria já está marcada: 12 de Dezembro de 2014, Memória das Aparições de Nossa Senhora em Guadalupe, padroeira da América.
  • CONSAGRA-TE: Para que as Consagrações se propaguem, é importante realizarmos nas diversas cidades um encontro com o nome de “Consagra-te”, onde se apresente a Consagração Total pelo método de São Luis, para que, a partir do encontro, sejam formados os grupos de preparação. Se visarmos a Consagração em 12 de Dezembro, sugerimos que estes encontros aconteçam até o início do mês de Outubro, para haver tempo hábil das pessoas estudarem o “Tratado” (em grupo ou individualmente) e realizarem as orações preparatórias.
  • MEMÓRIA DE SÃO LUIS MONTFORT: Celebremos, solenemente, a memória de São Luis Maria de Montfort, no dia 28 de Abril. É importante lembrarmos-nos desta data em nossas Paróquias, Comunidades e Grupos, também como meio para propagarmos a Consagração Total.
  • SÚPLICA PARA AO ANO MARIANO EM 2016-2017 e DOUTORIZAÇÃO DE SÃO LUIS:  preparemo-nos para o Centenário das Aparições da Santíssima Virgem em Fátima, que celebraremos no ano de 2017, bem como para os 300 anos da morte de São Luis Montfort em 2016. Para isso, supliquemos a Deus e ao Papa Francisco a graça de um Ano Mariano em 2016-2017, bem como a elevação São Luis Montfort ao caráter de Doutor da Igreja.
  • IMPORTANTE: Convocamos todos os Consagrados, dos vários grupos, movimentos e comunidades, para se unirem em oração conosco nestes empreendimentos, a oferecerem jejum e penitência a Deus por meio da Santíssima Virgem em vista que os Seus Planos se realizem e o Seu Imaculado Coração Triunfe, e para tomarem as devidas iniciativas para que estes eventos aconteçam em suas cidades.

Estas são as aspirações dos Representantes da Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria, reunidos em nosso Encontro Nacional de Lideranças Católicas e Pró-Vida, realizado nos dias 16 a 19 de Janeiro de 2014, na cidade de Luziânia-GO.

Equipe Consagra-te – 11 de Fevereiro de 2014, 156 anos das Aparições da Santíssima Virgem em Lourdes

www.consagrate.com